Aula de ballet ou brincadeira?

A aula de ballet na primeira infância deve ter com foco apenas a técnica clássica ou aprender os passos através da brincadeira?

Este é um dilema do professor de dança que precisa ter um amplo conhecimento sobre diversas áreas. Precisa saber que não deve apenas reproduzir o que aprendeu isto pode comprometer o aprendizado, e até mesmo a saúde de seus alunos.

São muitos conceitos necessários, muita pesquisa e uma formação que possibilite a sua atuação com responsabilidade, consciência e comprometimento.

Uma aula de ballet lúdica é um instrumento para criação de um ambiente divertido, uma ferramenta que possibilita a socialização.

A brincadeira atua como fio condutor da aprendizagem repleta de significados contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e identidade.

A criança experimenta, inventa, explora inúmeras possibilidades, desenvolve suas habilidades e seu pensamento crítico.

Dançar enquanto brinca é o caminho. Todo o planejamento precisa fazer sentido, precisa ser pensado para a faixa etária, o tempo de duração da aula, a quantidade de alunos e o ambiente.

A dinâmica da aula deve despertar o interesse do aluno em dançar, o ato de brincar deve estar relacionado com os objetivos e os passos a serem ensinados.

A aula precisa ser carregada de significado e não apenas a realização de coreografias ou brincadeiras.

O professor tem o papel de mediador e a missão de ensinar mais do que o movimento. Tem o poder de traumatizar ou encantar. Tem em mãos um mundo de possibilidades e uma riqueza de recursos que podem tornar a aula divertida.

A brincadeira é uma aliada da disciplina, a rigidez da técnica clássica não deve fazer parte da aula nesta fase da infância.

Através da dança a criança constrói e transforma seu mundo.

Professor, dance brincando ou brinque dançando, planeje sua aula com amor, conhecimento e respeito pelos alunos.