Ballet da infância a vida adulta

“O desenvolvimento é pessoal, único e repleto de significados uma vez que as conquistas são sinônimo de resiliência e superação.”

Falar sobre o Ballet Clássico é desvendar um mundo imenso e muito especial, é entender sua dimensão e todos os seus conceitos.

Aprender o ballet pode ser um sonho de infância seja da mãe ou da criança, é entrar em um universo paralelo de grandes descobertas.

O Ballet Clássico é uma das linguagens de dança mais antiga. Sua origem é no período do renascimento e existem vários estilos o ballet cortesão, o ballet romântico, o ballet de ação, além de ter um vocabulário próprio e muitos passos a serem aprendidos.

É conhecido por sua técnica rigorosa, precisa, fluida e de qualidades etéreas ondem as bailarinas demonstram seu talento no uso da sapatilha de ponta e os bailarinos na execução dos grandes saltos. Seus principais elementos são postura ereta, rotação do endehors, leveza e harmonia.

Esta linguagem de dança é a mais perfeita, para correções posturais, condicionamento físico, além de desenvolver habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais.

A lista de benefícios é longa e diferente de outras atividades físicas o desenvolvimento técnico é um processo longo e desafiador. São muitos os níveis técnicos que vão desde a infância até a vida adulta. Requer foco, atenção, entrega e porque não dizer até certa devoção.

A evolução técnica depende da dedicação do bailarino, da quantidade de aulas, de seus objetivos, de suas habilidades físicas e de seu equilíbrio emocional.

Seja na sala de aula ou no palco o ballet é exigente e pode ser diferente, pois depende de onde e com quem aprendemos a dançar.

Existem métodos tradicionais de ensino do ballet clássico como russo de Vaganova, Americano, Inglês Royal, ou a Escola Cubana que são organizados para o desenvolvimento técnico dos bailarinos e para a conquista do virtuosismo.

Podemos dançar pelo simples fato de amar o ballet ou escolher ele como nossa profissão onde podemos atuar como bailarino profissional, professor ou coreógrafo.

Lembre-se de escolher uma instituição de ensino que atenda as tuas necessidades, que tenha um método de ensino eficaz e certificado, que acima de tudo, respeite teus objetivos com o aprendizado do ballet e te guie na realização dos teus sonhos.

Sempre é possível aprender o ballet, seja na infância, na adolescência ou na fase adulta. O tempo de dedicação dependerá do significado que o ele tem na tua vida.

Aline Rosa