A aula de ballet na primeira infância deve ter com foco apenas a técnica clássica ou aprender os passos através da brincadeira?
Este é um dilema do professor de dança que precisa ter um amplo conhecimento sobre diversas áreas. Precisa saber que não deve apenas reproduzir o que aprendeu isto pode comprometer o aprendizado, e até mesmo a saúde de seus alunos.
São muitos conceitos necessários, muita pesquisa e uma formação que possibilite a sua atuação com responsabilidade, consciência e comprometimento.
Uma aula de ballet lúdica é um instrumento para criação de um ambiente divertido, uma ferramenta que possibilita a socialização.
A brincadeira atua como fio condutor da aprendizagem repleta de significados contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e identidade.
A criança experimenta, inventa, explora inúmeras possibilidades, desenvolve suas habilidades e seu pensamento crítico.
Dançar enquanto brinca é o caminho. Todo o planejamento precisa fazer sentido, precisa ser pensado para a faixa etária, o tempo de duração da aula, a quantidade de alunos e o ambiente.
A dinâmica da aula deve despertar o interesse do aluno em dançar, o ato de brincar deve estar relacionado com os objetivos e os passos a serem ensinados.
A aula precisa ser carregada de significado e não apenas a realização de coreografias ou brincadeiras.
O professor tem o papel de mediador e a missão de ensinar mais do que o movimento. Tem o poder de traumatizar ou encantar. Tem em mãos um mundo de possibilidades e uma riqueza de recursos que podem tornar a aula divertida.
A brincadeira é uma aliada da disciplina, a rigidez da técnica clássica não deve fazer parte da aula nesta fase da infância.
Através da dança a criança constrói e transforma seu mundo.
Professor, dance brincando ou brinque dançando, planeje sua aula com amor, conhecimento e respeito pelos alunos.